Skip to content

5 motivos para fazer um diagnóstico de saúde

Prevenir é o melhor remédio para a sua saúde!

No mundo contemporâneo, geralmente, precisamos de um motivo para cuidar de nós mesmos. Afinal, em meio ao caos da vida cotidiana, encontrar tempo para fazer um diagnóstico de saúde se torna inviável. Porém, é aí que mora o perigo: você só vai começar a cuidar de si quando for tarde demais? As doenças se manifestam de diversas formas e sem aviso prévio, portanto é necessário estar sempre atento ao seu organismo. A saúde é o bem mais valioso do ser humano, por isso fazer um check-up geral para certificar-se que está tudo sob controle é o mais indicado para evitar complicações. Para ilustrar a importância do diagnóstico de saúde, segue 5 motivos para se prevenir:

1. Diagnóstico de tumores em estágios iniciais auxiliam o tratamento

O diagnóstico de tumores em estágios iniciais não garantem maiores chances de cura. Porém, o prognóstico de uma doença localizada costuma ser mais favorável do que na avançada. Sendo assim, quanto mais cedo identificado, maiores as possibilidades de redução de sequelas causadas pelos tratamentos.

2. Complicações com a diabetes podem ser evitadas

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, a doença pode ser classificada como: “uma distúrbio crônico no qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz.” Hoje, no Brasil, há cerca de 13 milhões de pessoas que vivem com diabetes. O diagnóstico precoce do problema pode evitar complicações, como a cegueira. Além de conseguir identificar sintomas que podem demorar anos para se manifestarem, especialmente no caso da diabetes tipo 2.

3. Erro de refração ocular pode ser corrigido com mais facilidade

A refração é um fenômeno que ocorre quando um feixe de luz do ambiente atravessa o globo ocular e forma a visão na retina. Entretanto, quando os feixes luminosos sofrem algum tipo de desvio e não são focados na retina, origina-se os erros de refração. Essa condição adversa à visão causa patologias, tais como: a Miopia, a Hipermetropia e o Astigmatismo: a descoberta prematura do erro de refração ocular pode ser corrigida com o uso de óculos, lentes e cirurgias a laser.

4. Distúrbios neurológicos progressivos podem ser controlados

Doenças neurológicas exigem atenção redobrada da população. O alerta para o diagnóstico prévio de distúrbios neurológicos progressivos é de suma importância, pois auxilia no controle dos sintomas e na melhora da qualidade de vida. Esperar os indícios estarem em estados avançados para iniciar o tratamento é um erro, pois dificulta o bem-estar e a comodidade do paciente.

5. Tratamento de doenças relacionadas à demência são mais eficazes

Apesar de não existir uma cura, o tratamento de doenças relacionadas à demência é, normalmente, eficaz quando realizado antecipadamente.

Logo, é fundamental colocar a saúde como prioridade, pois na correria do dia a dia, é muito fácil se deparar com inimigos invisíveis e fatores de risco, como: hipertensão, obesidade, colesterol alto, tabagismo, depressão, entre outros. Essas ameaças ganham espaço no mundo moderno, em que a rapidez e o multitasking são exigências  do contexto atual. Entretanto, são esses os elementos que fragilizam o organismo, deixando-o mais suscetível a receber enfermidades.

O diagnóstico de saúde é realmente essencial para garantir o bem-estar. Inúmeras doenças podem ser prevenidas, ou facilmente tratadas, se identificadas com antecedência. Sendo assim, prevenção é tudo! A precaução e o diagnóstico precoce são as estratégias mais eficazes no combate à doenças.

Te vejo no próxmo post! Até lá!

Nos acompanhe também nas Redes Sociais (Instagram e Facebook), lá postamos várias dicas importantes para sua saúde.

Centro Médico, sua saúde merece o melhor!

Posts Relacionados

Dia do Nutricionista: A importância da alimentação saudável para a saúde!

Saiba mais sobre nutrição com a Dra. Joyce Cortes. Hoje, no dia do nutricionista, não podemos deixar de conscientizar a população sobre esta especialidade tão importante. A nutrição adequada e

Tabela Nutricional: conheça o significado de cada item

Você já leu um rótulo de um produto e não entendeu nada? Todos nós sabemos que a alimentação saudável é composta por produtos fresquinhos, in natura, mas hora ou outra,

Visão Hospital de Olhos tem nova unidade no Centro Médico de São Sebastião

Visão atua em áreas de oftalmologia como cirurgia refrativa, tratamento de catarata, entre outras doenças oculares. É com grande satisfação que anunciamos mais uma parceria de sucesso em benefício de

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sign in

Don’t have an account? Sign Up