Skip to content

6 exames que devem ser feitos na terceira idade

Descubra quais são os exames que não podem faltar na melhor idade.

O tempo vai passando e os cuidados com a saúde vão aumentando. Bom, pelo menos é assim que deve ser. Cuidar do organismo e prevenir doenças é a melhor forma de viver saudável e por muito tempo. Exames preventivos podem detectar precocemente algumas doenças e contribuir, consideravelmente, para o tratamento e a cura. As consultas médicas e diagnósticos deveriam ser hábitos freqüentes da população acima de 60 anos para garantir a qualidade de vida na terceira idade.

Mas, afinal, quais são os exames necessários para garantir que a saúde está ok ao chegar na terceira idade? Listamos alguns exames para você entender mais sobre a importância da prevenção, e marcar o seu check-up o quanto antes.

1. Exames básicos de sangue para verificar a possibilidade de anemia, checar se as funções dos rins estão normais, analisar a tireoide e detectar a produção e ação da insulina.

2. A colonoscopia permite ao médico analisar a saúde dos intestinos e prevenir possíveis doenças que possam aparecer nos órgãos, como o câncer de intestino.

3. A primeira mamografia, em mulheres sem histórico de câncer de mama na família, deve ser feita entre os 35 e 40 anos e depois dos 50 anualmente.

4. A partir do resultado do exame de densitometria óssea é possível prevenir o avanço da osteoporose, doença que atinge cada vez mais a população idosa.

5. Durante o teste ergométrico, o médico analisa a saúde do coração e pode perceber se o sistema cardiovascular está funcionamento bem.

6. O PSA e o exame de sangue detectam o estado da próstata. O primeiro exame deve ser feito depois dos 40 – homens com histórico da doença na família devem fazer antes, aos 35. Depois dos 50, o exame deve ser repetido anualmente.

Esse exames são os que a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia recomenda no check up anual da terceira idade. Ou seja, é fundamental que estes exames sejam feitos e avaliados periodicamente para garantir uma vida de qualidade.

E aí? Já marcou sua consulta? Fique atento à sua saúde e não deixe que as enfermidades ataquem seu corpo e roubem sua vitalidade. Aqui, no Centro Médico, temos todas as especialidades perfeitas para você e sua saúde! Agende uma consulta.

Posts Relacionados

Dia do Nutricionista: A importância da alimentação saudável para a saúde!

Saiba mais sobre nutrição com a Dra. Joyce Cortes. Hoje, no dia do nutricionista, não podemos deixar de conscientizar a população sobre esta especialidade tão importante. A nutrição adequada e

Tabela Nutricional: conheça o significado de cada item

Você já leu um rótulo de um produto e não entendeu nada? Todos nós sabemos que a alimentação saudável é composta por produtos fresquinhos, in natura, mas hora ou outra,

Visão Hospital de Olhos tem nova unidade no Centro Médico de São Sebastião

Visão atua em áreas de oftalmologia como cirurgia refrativa, tratamento de catarata, entre outras doenças oculares. É com grande satisfação que anunciamos mais uma parceria de sucesso em benefício de

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sign in

Don’t have an account? Sign Up