Skip to content

Exames que toda mulher precisa fazer

Saiba como se prevenir contra doenças indesejáveis.

Se você é mulher, você sabe como é difícil viver no mundo cotidiano. São várias tarefas e compromissos ao longo do dia que desgastam a saúde do corpo. Por acaso, você sabe como se prevenir das doenças? São nos momentos de exaustão que a imunidade do corpo abre as portas para inquilinos indesejáveis, e, por isso, as mulheres precisam saber os exames certos para impedir que as enfermidades se instalem.

Segundo o IBGE, apesar das doenças precoces, as mulheres ainda vivem muito mais que os homens. Por terem um cuidado maior com saúde, manterem o bem-estar, praticarem a alimentação equilibrada e fazerem realização periódica de exames, se torna muito simples manter o organismo saudável e prolongar a vida.

Entretanto, para manter a saúde em dia, é necessário conhecer quais são os exames voltados para a comunidade feminina, e qual o período certa para fazê-los. Para entender mais sobre isso, dê uma olhada na lista que separamos para você:

Mamografia:  Este exame detecta precocemente o câncer de mama e auxilia as mulheres ao alcançarem um diagnóstico eficaz e um tratamento qualificado. O exame de mamografia deve ser feito anualmente a partir dos 40 anos. Se tiver caso de câncer de mama na família como avó, mãe ou irmã deve-se iniciar a mamografia aos 35 anos.

Papanicolau: Este exame ginecológico é muito famoso pela sua importância. O método, que deve ser repetido anualmente e iniciar a partir do  início da atividade sexual, detecta precocemente o câncer do colo do útero.

Densitometria óssea:  Pouco conhecido e procurado, este exame é fundamental para detectar precocemente a osteoporose. As mulheres devem realizar o exame  após a menopausa, e repeti-lo de acordo com os resultados do exame e aconselhamento médico.

Auto-exame de pele: Este tipo de auto-exame pode ajudar a identificar precocemente diversos tipos de melanomas. Com ele, é possível identificar manchas na pele de forma, cor e tamanhos irregulares.

Medição da pressão arterial: Deve acontecer regularmente, ainda mais se se houver história de hipertensão na família.

Colonoscopia: Deve começar a ser feita aos 50 anos para detectar precocemente ou prevenir o desenvolvimento do câncer de intestino.

Pré-Natal: A realização de exames na gravidez é de suma importância para diminuir os riscos de doenças e até de morte da mãe e do bebê.

O que achou da nossa lista? São muitos exames que podem tornar sua vida muito mais segura e saudável, mas, por sorte, você não precisa se preocupar em achá-los por aí. Quer tudo e muito mais em um só lugar? Conheça nosso Centro Médico São Sebastião e cuide do seu bem-estar!

Posts Relacionados

Dia do Nutricionista: A importância da alimentação saudável para a saúde!

Saiba mais sobre nutrição com a Dra. Joyce Cortes. Hoje, no dia do nutricionista, não podemos deixar de conscientizar a população sobre esta especialidade tão importante. A nutrição adequada e

Tabela Nutricional: conheça o significado de cada item

Você já leu um rótulo de um produto e não entendeu nada? Todos nós sabemos que a alimentação saudável é composta por produtos fresquinhos, in natura, mas hora ou outra,

Visão Hospital de Olhos tem nova unidade no Centro Médico de São Sebastião

Visão atua em áreas de oftalmologia como cirurgia refrativa, tratamento de catarata, entre outras doenças oculares. É com grande satisfação que anunciamos mais uma parceria de sucesso em benefício de

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sign in

Don’t have an account? Sign Up