Skip to content

O poder da fisioterapia para o nosso corpo

Confira a importância do profissional nos dias de hoje.

Para entender mais sobre esta especialidade nas nossas vidas, antes, é necessário saber qual a sua função. Afinal, o que é a fisioterapia?

A fisioterapia é definida como a área da saúde responsável por promover, desenvolver, manter e reabilitar as capacidades de mobilidade e funcionalidade das pessoas ao longo de toda a sua vida.

Diferente do que pensam, a fisioterapia é uma área fundamental no tratamento clínico. A especialidade não é apenas destinada à esportistas e pessoas que sofrem de disfunções musculares, mas, também, serve para dar suporte pré cirúrgico, pós-cirúrgico, em casos terminais, ortopédicos, pediátrico, geriátrica, neurológico, clínicas estéticas, entre outros.

No mundo moderno, as funções repetitivas e diárias atrofiam os músculos e impedem que o organismo se desenvolva de maneira adequada. Ou seja, a área da fisioterapia não é destinada apenas para casos clínicos, pois também auxilia os paciente ao trabalhar com a ergonomia corporal e o desenvolvimento muscular.

O desenvolvimento do corpo promove o bem-estar físico e psicológico, não só tratando sequelas como impedindo que elas se desenvolvam.

No caso da melhor idade,  a fisioterapia tem um papel de suma importância na melhora do equilíbrio, no aumento da força muscular, no exercício das atividades da vida diária e na melhora da qualidade de vida.

Porém, esta especialidade não é destinada apenas para uma parte específica da população. A fisioterapia é importante também em crianças que já nascem com algum problema neurológico, pois evita limitações de movimentos e a progressão da doença.

A Fisioterapia pode ser realizada para a prevenção, mesmo quando não há alguma doença. Mas, quando a pessoa sente alguma dor na articulação, como por exemplo na coluna, desconforto ao caminhar, ou ao realizar algum movimento, é muito importante que se procure um fisioterapeuta.

Como você pode perceber, essa especialidade tem diferentes funções e possibilita uma vida mais plena e de qualidade para os seus pacientes. É fundamental entender a necessidade do acompanhamento médico na vida cotidiana, e compreender que as funções motoras e corporais tem uma ligação direta com a nossa saúde.

Gostou de saber mais sobre a fisioterapia? Então não deixe de marcar uma consulta conosco! Esperamos você.

Posts Relacionados

Dia do Nutricionista: A importância da alimentação saudável para a saúde!

Saiba mais sobre nutrição com a Dra. Joyce Cortes. Hoje, no dia do nutricionista, não podemos deixar de conscientizar a população sobre esta especialidade tão importante. A nutrição adequada e

Tabela Nutricional: conheça o significado de cada item

Você já leu um rótulo de um produto e não entendeu nada? Todos nós sabemos que a alimentação saudável é composta por produtos fresquinhos, in natura, mas hora ou outra,

Visão Hospital de Olhos tem nova unidade no Centro Médico de São Sebastião

Visão atua em áreas de oftalmologia como cirurgia refrativa, tratamento de catarata, entre outras doenças oculares. É com grande satisfação que anunciamos mais uma parceria de sucesso em benefício de

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sign in

Don’t have an account? Sign Up