Skip to content

Saiba mais sobre a Cirurgia Refrativa a Laser

Com ela você vai poder esquecer os óculos de grau e as lentes de contato!

O  Lidar com problemas oftalmológicos pode ser estressante. Se preocupar com lentes de contato, óculos e incessantes consultas oculares para ajustar o grau, desgastam as pessoas que sofrem com erros refrativos. Por isso, buscar por uma solução definitiva para os seus problemas é uma prioridade. Sendo assim, a cirurgia refrativa a laser é a melhor opção para auxiliar os pacientes à enxergarem sem meios alternativos.

O procedimento utiliza uma luz ultravioleta para remodelar suavemente a superfície da córnea, alterando sua curvatura para corrigir os erros de refração, como: a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo.

Segundo o Censo Oftalmológico 2014, realizado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o Brasil tem população míope estimada entre 22 e 72 milhões de indivíduos. Já a hipermetropia tem prevalência em 34% da população, o que equivale a 68 milhões de pessoas. O alto número de brasileiros que enfrentam distúrbios oculares demonstra a importância de tratamentos efetivos como a cirurgia refrativa. Porém, a falta de informação sobre o procedimento acaba assustando possíveis pacientes.

Apesar dos mitos que cercam a cirurgia refrativa a laser, o método é simples, rápido, seguro e indolor. Antes de fazer o procedimento é preciso consultar um oftalmologista para realizar um exame completo. Por meio da consulta, o médico irá coletar o histórico, mapear riscos e direcionar a melhor estratégia. Dependendo da indicação para cada pessoa, existem duas formas de fazer a cirurgia:

1. Método PRK

A cirurgia PRK foi a primeira forma de cirurgia ocular a laser, e consiste em uma aplicação do laser diretamente sobre o tecido corneano superficial. Geralmente, esse método tem um pós operatório mais demorado.

2. Método LASIK

O modo LASIK se difere do PRK por corrigir a visão agindo em uma das camadas internas, ao invés de atuar na superfície da córnea. Com isso, a melhora da visão ocorre mais rapidamente.

O método utilizado para realizar a operação vai depender do diagnóstico do paciente. Após a visita ao oftalmologista, os resultados irão determinar a melhor técnica para ser aplicada. Porém, independente do meio escolhido, os dois procedimentos permitem uma recuperação cômoda e rápida, sem necessidade de internação.

A cirurgia refrativa proporciona para o paciente mais conforto, pois não há necessidade de tampão, curativo ou pontos. A anestesia ocorre com um colírio que permite que a pessoa esteja confortável e imune a qualquer dor. Sem falar que é possível retomar as atividades cotidianas poucos dias após a operação. Existem cuidados necessários para evitar desconfortos, mas o procedimento não exige grandes esforços do paciente.

Seja por motivos estéticos ou por comodidade, a cirurgia a laser garante resultados qualitativos. É fundamental se consultar com um especialista e sanar todas as dúvidas relativas ao processo. Além disso, é crucial confirmar se a cirurgia a laser é adequada para o caso refrativo em questão.

Não deixe de marcar uma consulta com a nossa equipe de especialistas, sua visão agradece!

Te vejo no próximo post! Até lá!

Posts Relacionados

Dia do Nutricionista: A importância da alimentação saudável para a saúde!

Saiba mais sobre nutrição com a Dra. Joyce Cortes. Hoje, no dia do nutricionista, não podemos deixar de conscientizar a população sobre esta especialidade tão importante. A nutrição adequada e

Tabela Nutricional: conheça o significado de cada item

Você já leu um rótulo de um produto e não entendeu nada? Todos nós sabemos que a alimentação saudável é composta por produtos fresquinhos, in natura, mas hora ou outra,

Visão Hospital de Olhos tem nova unidade no Centro Médico de São Sebastião

Visão atua em áreas de oftalmologia como cirurgia refrativa, tratamento de catarata, entre outras doenças oculares. É com grande satisfação que anunciamos mais uma parceria de sucesso em benefício de

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sign in

Don’t have an account? Sign Up