Skip to content

Saiba quais exames você deve fazer de acordo com a sua idade

Todos devem estar atentos à ida ao médico.

Saúde é coisa séria, e, por isso, as pessoas têm a necessidade de saber qual o momento certo de ir atrás de um especialista. Afinal, o médico não serve só para quando estamos doentes, o profissional também avalia o organismo e garante que está tudo bem com o organismo do paciente. Então, para ilustrar em que momento é recomendado visitar o médico e fazer um check-up, fizemos uma lista de idades e exames fundamentais para você.

Crianças (0 – 18)

A preocupação com os pequenos é sempre maior. Os pais ficam preocupados com o organismo da criança não estar preparado para enfrentar doenças, e qualquer gripe vira um desespero. Mas, calma!

Assim que nascem, os bebês fazem um check-up conhecido como “exame do pezinho”. Por meio desse exame é possível saber se a criança tem alguma doença grave que necessita de acompanhamento. Caso nada seja constatado, as consultas pode acontecer a partir dos 5 anos nos consultórios pediátricos, com regularidade de 6 em 6 meses.

Com o passar do tempo, as consultas podem ficar mais espaçadas até um check-up anual.

Adultos (20 – 65)

De maneira geral, os adultos devem realizar um check-up pelo menos uma vez ao ano, caso não possuam nenhum problema já diagnosticado.

Os exames de visão e audição são recomendado para os adultos com 40 anos ou mais, já que a perda das funções está ligada a deterioração da idade.

Porém, para as mulheres, existem exames fundamentais que devem ser feitos com certo grau de regularidade ao atingir a vida adulta:

Papanicolau: preventivo ginecológico que verifica alterações e infecções no colo do útero. O exame deve ser feito anualmente após o início da vida sexual.

Colposcopia: exames complementares ao papanicolau. Geralmente, são exames de rotina ao acompanhamento de DST´s.

Ultrassom Transvaginal: exame para detectar doenças ginecológicas, como: cisto no ovário, miomas e etc.

Ultrassom das mamas: utilizado para identificação de nódulos. Muito indicado para mulheres mais jovens.

Mamografia: exame para detectar o câncer de mama. Deve ser feito anualmente a partir dos 35 anos.

Melhor Idade (+65)

Se o paciente for saudável, não tiver nenhum tipo de doença ou tiver doenças crônicas controladas, deve ir ao geriatra a cada seis meses para acompanhar o estado de saúde.

Tirou suas dúvidas? Aqui, independente da idade, sua saúde é o principal. Não deixe para depois, marque já uma consulta conosco. Estamos prontos para te atender!

Posts Relacionados

Dia do Nutricionista: A importância da alimentação saudável para a saúde!

Saiba mais sobre nutrição com a Dra. Joyce Cortes. Hoje, no dia do nutricionista, não podemos deixar de conscientizar a população sobre esta especialidade tão importante. A nutrição adequada e

Tabela Nutricional: conheça o significado de cada item

Você já leu um rótulo de um produto e não entendeu nada? Todos nós sabemos que a alimentação saudável é composta por produtos fresquinhos, in natura, mas hora ou outra,

Visão Hospital de Olhos tem nova unidade no Centro Médico de São Sebastião

Visão atua em áreas de oftalmologia como cirurgia refrativa, tratamento de catarata, entre outras doenças oculares. É com grande satisfação que anunciamos mais uma parceria de sucesso em benefício de

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sign in

Don’t have an account? Sign Up