Skip to content

Você sabe a importância de ir ao endocrinologista?

Confira as orientações do endocrinologista Dr.Carlos Henrique.

Você já se consultou com algum endocrinologista? Se sim, ótimo, você está cuidando da sua saúde. Não? É importante que você agende uma consulta para saber se está tudo certo com a sua saúde, especificamente com a sua tireoide. Mas em primeiro lugar é importante entender para que serve o endocrinologista.

A especialidade médica, Endocrinologia, é responsável por cuidar do bom funcionamento de nossos hormônios. O médico endocrinologista é aquele que trata das glândulas e hormônios. O fato é que, às vezes, a gente não dá a importância necessária às glândulas e aos hormônios, entretanto, os hormônios e as glândulas são de extrema importância para o funcionamento do nosso corpo. Tanto é que, em caso de distúrbios dos hormônios e glândulas, podem afetar o peso, causar doenças, atrapalhar o crescimento, entre outras patologias.

Portanto, observe a importância de se consultar com um endocrinologista para saber se está tudo bem com os seus hormônios, se estão funcionando realmente bem. Pois, ao se consultar com o médico, ele poderá prescrever medicamentos, recomendar atividades físicas, dietas e até, se for o caso, propor cirurgias.

O endocrinologista, Dr. Carlos Henrique Martins Fonseca, da equipe do Centro Médico São Sebastião, alerta que é fundamental realizar a consulta com o especialista na área e está pronto para esclarecer todas as suas dúvidas, tais como:

O sistema endócrino?

O sistema endócrino é formado por glândulas como tireoide, pâncreas, ovários e  testículos e as secreções que saem por essas glândulas são os hormônios. E se essas glândulas sofrem alguma alteração, os hormônios também são alterados e consequentemente podem aparecer possíveis doenças, tais como: diabetes, hipotireoidismo, hipertireoidismo, ovários policísticos e obesidade.

E o que é a Tireoide?

É uma glândula importante em formato de borboleta, a qual, fica na parte anterior do pescoço. É uma das maiores glândulas do corpo humano e age na função de órgãos importantes como o cérebro, coração, rins e fígado. Ela interfere no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, na regulação de ciclos menstruais, peso, memória, concentração, humor, controle emocional, fertilidade. Nesse sentido, é importante que ela esteja em pleno funcionamento visando garantir o equilíbrio do organismo.

Quais são os sintomas de que a Tireoide não anda bem?

Podem surgir alguns sinais e sintomas. O mais comum é o cansaço fora do normal, desânimo, depressão, além de queda de cabelo, unhas fracas, irregularidade menstrual, entre outros.

E  o hipotireoidismo e hipertireoidismo?

O hipo é o nome que se dá ao estado decorrente de menor produção de hormônios tireoidianos. Já o hiper, é o estado do indivíduo que tem excesso de hormônio circulante, seja por aumento da função da glândula da tireoide, seja por ingestão de hormônios tireoidianos.

Ter nódulos da tireoide é normal?

Nódulos e cistos na tireóide são muito comuns, no Brasil, cerca de 67% da população geral têm nódulo na tireoide, porém apenas cerca de 5% desses nódulos são malignos. Mesmo os nódulos benignos precisam ser acompanhados, o ideal, de 6 em 6 meses.

Quais outras disfunções o endocrinologista pode identificar?

Diabetes tipo 1 e 2, insuficiência adrenal, obesidade, adenoma de hipófise, são disfunções mais comuns da prática endócrina.

Quais são os tratamento para essas disfunções?

Existem diversos tratamentos, inclusive, as medicações evoluíram bastante nos últimos anos e se tornaram mais eficientes e com bem menos efeitos colaterais.

Alimentação pode ser causa de algum problema na tireoide?

Não, a tireoide é uma glândula bem independente e não há nenhum alimento que influencie no seu funcionamento. 

Posts Relacionados

Dia do Nutricionista: A importância da alimentação saudável para a saúde!

Saiba mais sobre nutrição com a Dra. Joyce Cortes. Hoje, no dia do nutricionista, não podemos deixar de conscientizar a população sobre esta especialidade tão importante. A nutrição adequada e

Tabela Nutricional: conheça o significado de cada item

Você já leu um rótulo de um produto e não entendeu nada? Todos nós sabemos que a alimentação saudável é composta por produtos fresquinhos, in natura, mas hora ou outra,

Visão Hospital de Olhos tem nova unidade no Centro Médico de São Sebastião

Visão atua em áreas de oftalmologia como cirurgia refrativa, tratamento de catarata, entre outras doenças oculares. É com grande satisfação que anunciamos mais uma parceria de sucesso em benefício de

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sign in

Don’t have an account? Sign Up