Todos devem estar atentos à ida ao médico.
Saúde é coisa séria, e, por isso, as pessoas têm a necessidade de saber qual o momento certo de ir atrás de um especialista. Afinal, o médico não serve só para quando estamos doentes, o profissional também avalia o organismo e garante que está tudo bem com o organismo do paciente. Então, para ilustrar em que momento é recomendado visitar o médico e fazer um check-up, fizemos uma lista de idades e exames fundamentais para você.
Crianças (0 – 18)
A preocupação com os pequenos é sempre maior. Os pais ficam preocupados com o organismo da criança não estar preparado para enfrentar doenças, e qualquer gripe vira um desespero. Mas, calma!
Assim que nascem, os bebês fazem um check-up conhecido como “exame do pezinho”. Por meio desse exame é possível saber se a criança tem alguma doença grave que necessita de acompanhamento. Caso nada seja constatado, as consultas pode acontecer a partir dos 5 anos nos consultórios pediátricos, com regularidade de 6 em 6 meses.
Com o passar do tempo, as consultas podem ficar mais espaçadas até um check-up anual.
Adultos (20 – 65)
De maneira geral, os adultos devem realizar um check-up pelo menos uma vez ao ano, caso não possuam nenhum problema já diagnosticado.
Os exames de visão e audição são recomendado para os adultos com 40 anos ou mais, já que a perda das funções está ligada a deterioração da idade.
Porém, para as mulheres, existem exames fundamentais que devem ser feitos com certo grau de regularidade ao atingir a vida adulta:
Papanicolau: preventivo ginecológico que verifica alterações e infecções no colo do útero. O exame deve ser feito anualmente após o início da vida sexual.
Colposcopia: exames complementares ao papanicolau. Geralmente, são exames de rotina ao acompanhamento de DST´s.
Ultrassom Transvaginal: exame para detectar doenças ginecológicas, como: cisto no ovário, miomas e etc.
Ultrassom das mamas: utilizado para identificação de nódulos. Muito indicado para mulheres mais jovens.
Mamografia: exame para detectar o câncer de mama. Deve ser feito anualmente a partir dos 35 anos.
Melhor Idade (+65)
Se o paciente for saudável, não tiver nenhum tipo de doença ou tiver doenças crônicas controladas, deve ir ao geriatra a cada seis meses para acompanhar o estado de saúde.
Tirou suas dúvidas? Aqui, independente da idade, sua saúde é o principal. Não deixe para depois, marque já uma consulta conosco. Estamos prontos para te atender!
No comment yet, add your voice below!