Confira a importância do profissional nos dias de hoje.
Para entender mais sobre esta especialidade nas nossas vidas, antes, é necessário saber qual a sua função. Afinal, o que é a fisioterapia?
A fisioterapia é definida como a área da saúde responsável por promover, desenvolver, manter e reabilitar as capacidades de mobilidade e funcionalidade das pessoas ao longo de toda a sua vida.
Diferente do que pensam, a fisioterapia é uma área fundamental no tratamento clínico. A especialidade não é apenas destinada à esportistas e pessoas que sofrem de disfunções musculares, mas, também, serve para dar suporte pré cirúrgico, pós-cirúrgico, em casos terminais, ortopédicos, pediátrico, geriátrica, neurológico, clínicas estéticas, entre outros.
No mundo moderno, as funções repetitivas e diárias atrofiam os músculos e impedem que o organismo se desenvolva de maneira adequada. Ou seja, a área da fisioterapia não é destinada apenas para casos clínicos, pois também auxilia os paciente ao trabalhar com a ergonomia corporal e o desenvolvimento muscular.
O desenvolvimento do corpo promove o bem-estar físico e psicológico, não só tratando sequelas como impedindo que elas se desenvolvam.
No caso da melhor idade, a fisioterapia tem um papel de suma importância na melhora do equilíbrio, no aumento da força muscular, no exercício das atividades da vida diária e na melhora da qualidade de vida.
Porém, esta especialidade não é destinada apenas para uma parte específica da população. A fisioterapia é importante também em crianças que já nascem com algum problema neurológico, pois evita limitações de movimentos e a progressão da doença.
A Fisioterapia pode ser realizada para a prevenção, mesmo quando não há alguma doença. Mas, quando a pessoa sente alguma dor na articulação, como por exemplo na coluna, desconforto ao caminhar, ou ao realizar algum movimento, é muito importante que se procure um fisioterapeuta.
Como você pode perceber, essa especialidade tem diferentes funções e possibilita uma vida mais plena e de qualidade para os seus pacientes. É fundamental entender a necessidade do acompanhamento médico na vida cotidiana, e compreender que as funções motoras e corporais tem uma ligação direta com a nossa saúde.
Gostou de saber mais sobre a fisioterapia? Então não deixe de marcar uma consulta conosco! Esperamos você.
No comment yet, add your voice below!