Skip to content

Para que serve a Tomografia Computadorizada e a Ecografia?

Saiba em que momento esses exames devem ser feitos.

A tomografia computadorizada é um exame médico a base de imagens que faz uso da tecnologia de raio-X para torná-lo eficiente e preciso em seus diagnósticos. A ideia é que os raios penetrem no objeto de análise e captem imagens em alta definição de estruturas gerais, como o corpo humano, os órgãos e os ossos, além de outras partes específicas de estudo. O grande diferencial da tomografia computadorizada é o uso de radiografias transversais, o que torna o registro de imagens mais claro e detalhado.

O procedimento se destaca pela ampla variedade de aplicações. Além de permitir resultados de maior qualidade, facilita o prognóstico ao fornecer imagens nítidas das anomalias nos ossos, tecidos, órgãos e outras partes do corpo. A tomografia computadorizada pode ser utilizada para diversos fins, como: identificação de tumores, diagnóstico de vasos pulmonares, reconhecimento de nódulos, recognição de fraturas e anomalias, entre outros. Entretanto, esse procedimento exige uma indicação médica, pois a exposição à radiação é maior do que em outros processos.

Já a ecografia é um método que utiliza o som para coletar imagens. A frequência é enviada para o corpo por meio de uma sonda, que toca na pele do paciente, e se reflete pelos órgãos. O retorno dos ecos é transmitido e se convertem por um instrumento eletrônico em imagens para o monitor do aparelho que está realizando o exame.

O exame de ecografia oferece muitas vantagens ao paciente, já que o procedimento não causa nenhuma dor e, em geral, ocorre rapidamente. O processo é seguro e existem diversas indicações médicas para o uso do método. Embora seja mais recomendada para a gravidez, a ecografia também pode servir para examinar outras partes do corpo, como: útero, ovários, fígado, bexiga, tireoide e outras partes do organismo.

Tanto a tomografia computadorizada, quanto a ecografia, são exames de imagem que auxiliam o médico especialista a identificar o problema do paciente. Por meio das imagens fornecidas, é possível encontrar problemas não visíveis no corpo. Ambos os procedimentos são de extrema importância no diagnóstico prévio de doenças. Afinal, eles conseguem identificar lesões antes mesmo de aparecer sintomas.

Portanto, é necessário ficar atento às mudanças do organismo e utilizar os exames como forma de prevenção. Ter o costume de ir ao médico fazer consultas rotineiras, manter hábitos saudáveis e buscar por diagnósticos precoces são aliados importantes para evitar surpresas e agravamento de doenças. Com o uso de procedimentos como a tomografia e a ecografia, é possível encontrar problemas em estágios iniciais e evitar maiores desgastes.

Então sempre que precisar fazer um dos exames, procure o Centro Médico São Sebastião – DF. Estamos prontos para atender você e sua família!

Ah, estamos te esperando também nas nossas Redes Sociais (Instagram e Facebook), sempre postamos novidades importantes para a sua saúde!

Te vejo no próximo post! Até lá!

Posts Relacionados

Dia do Nutricionista: A importância da alimentação saudável para a saúde!

Saiba mais sobre nutrição com a Dra. Joyce Cortes. Hoje, no dia do nutricionista, não podemos deixar de conscientizar a população sobre esta especialidade tão importante. A nutrição adequada e

Tabela Nutricional: conheça o significado de cada item

Você já leu um rótulo de um produto e não entendeu nada? Todos nós sabemos que a alimentação saudável é composta por produtos fresquinhos, in natura, mas hora ou outra,

Visão Hospital de Olhos tem nova unidade no Centro Médico de São Sebastião

Visão atua em áreas de oftalmologia como cirurgia refrativa, tratamento de catarata, entre outras doenças oculares. É com grande satisfação que anunciamos mais uma parceria de sucesso em benefício de

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sign in

Don’t have an account? Sign Up